sábado, 17 de dezembro de 2011

Usar Minoxidil ou Finasteride ? Qual o melhor tratamento?

Minoxidil vs Finasteride


Todos sabem que ambos os produtos são bons para combater a Alopecia, porém apresentam resultados distintos em diferentes pessoas. Os dois ajudam a deter a queda do cabelo e sem duvidas em muitos casos estimulam seu crescimento. Então qual seria o melhor no seu caso? 

Na verdade não há motivo para que exista uma disputa entre ambos, uma vez que tanto sua ação como seu modo de uso são totalmente distintos. O Minoxidil é uma loção que se aplica de forma local, diretamente sobre as áreas afetadas do couro cabeludo. 

Ainda é desconhecido o mecanismo exato de ação do Minoxidil, mas atualmente se supõe que ele atua estimulando a abertura de canais de potássio, impedindo que o cálcio - que envia o sinal para que os folículos detenham o crescimento - ingressem diretamente as células. 

Por sua vez, o Finasteride, mais conhecido por "Propecia", é um comprimido que deve ser tomado diariamente. Atua inibindo a produção da enzima 5–alfa–redutase, que, no fim das contas, é a responsável pela destruição dos folículos. 

Sob nenhuma circunstância os dois medicamentos competem entre si. Inclusive muitas pessoas os utilizam ao mesmo tempo, obtendo resultados notáveis. 

Lamentavelmente são muitas as pessoas que se tratam com Minoxidil sem dar a continuidade necessária. Normalmente é o primeiro tratamento que se experimenta, mas também é o primeiro que se abandona. 

A razão é muito simples: geralmente inicia-se com uma loção de concentração 2%, e aplica-se uma vez por dia. Depois de um ou dois meses o paciente, ao não obter resultado, se cansa e pára o tratamento. 

O Minoxidil 2% uma vez ao dia não costuma dar resultados significativos. No máximo pode deter a queda em alguém que acabou de começar a notar os sintomas, mas de nenhuma forma fará crescer o cabelo. 

No Fórum de Calvície você poderá se informar sobre como outras pessoas o utilizam. Na sessão de tratamentos para a queda de cabelo você poderá saber de que maneira algum medicamento ou loção pode trazer resultados. Lembre-se que nunca se deve começar um tratamento sem antes consultar um profissional. 

No caso do Finasteride, não se deve esperar nenhum resultado antes do sexto mês. Se lhe faltar paciência ou a ansiedade invadir seu espírito, você acabará abandonando-o. A idéia é começar o tratamento e não criar nenhuma expectativa até que tenham passado pelo menos 6 meses. 

O melhor a fazer é tirar duas ou três fotos suas antes de começar e, após seis meses, fazer o mesmo. Ao comparar as fotografias – se o tratamento deu bons resultados – você não vai querer interrompê-lo. 

Caso você não tenha feito nenhum tratamento, tente começar experimentando uma coisa de cada vez. Desta forma será mais fácil saber o que de fato funciona para você. 

Por ultimo, lembre-se que todos os tratamentos requerem alguns meses antes de dar resultado. Se você é persistente, possui altíssimas probabilidades de combater a calvície. 

Os efeitos colaterais não são freqüentes, porem há casos nos quais o tratamento deve ser interrompido. É muito importante obedecer às doses recomendadas e não tentar provar tratamentos que ainda não tenham sido aprovados pelas autoridades locais de seu país. 

O ideal é informar-se, selecionar um tratamento ou vários, e em seguida consultar um profissional. Nunca comece um tratamento sem antes consultar um profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário